Ora, segue apresentação de um novo projecto neste espaço, um 216 Coupe de 93.
Desde há cerca de três anos que tencionava adquirir um Tomcat. Nessa altura deslocava-me num Rover 400. Eu pensava que sim, ainda o considerei, mas não tenho possibilidade de ter 2 automóveis. Acabei por o trocar por uma Alfa 156 SW 1.6 TS de 2000, com 96.000Km. Infelizmente, sofri um acidente com a carrinha, o que me obrigou a procurar novo veículo. Decidi que não passava desta. Queria um Tomcat.
Fui há uma semana atrás, buscá-lo a Grândola, "abandonado" á beira de uma estrada local. Esteve, que eu me tenha apercebido, pelo menos 2 meses à venda, e pelo preço pedido, antevi logo que o carro estava em mau estado. E não estava enganado.
Tem instalação de GPL feita, mas não está operacional. O motor pega sem problemas, mas assim que passo para o sistema GPL, vai abaixo. Irei deixar o diagnóstico para a FrontFuels.
Foi pelo próprio "pé" até Cascais, onde notei o pedal do travão um pouco mole, mas sem comprometer na travagem. Pensei para mim, um sangramento e novo óleo e fica novo. Enquanto testava o carro, antes de entregar o dinheiro, vi que o motor estava de boa saúde, a puxar bem, óleo a nível apesar de escuro. A supresa vinha a caminho. Em carga, começou a deitar bastante fumo, sem conseguir perceber se preto ou azul pois já estava a escurecer (foi depois de encher um pouco o deposito de GPL e testar o sistema, não sei se estará relacionado). Já em Cascais, fui verificar o nível. A olho, não me parecia ter mexido. Entretanto, já não o faz na quantidade que o fazia, mas em carga continua a fumegar um pouco.
De aspecto, tem muitas zonas onde o verniz já saltou. O aileron não está direito, só tem a pala na roda frente esquerda, falta o lip esquerdo. No entanto, não tem mossas de relevo, apenas algumas batidas de pedras e sem folgas nos paineis.
Agora, de baixo para cima:
Os pneus estão decentes, ainda têm muitos kilometros pela frente. As jantes não estão perfeitas, mas para agora, escapam. O que deixa a desejar são os amortecedores. Têm que ser trocados o quanto antes.
Tem um farolim mk1 e outro mk2

Os retrovisores electricos funcionam os dois correctamente. Já os vidros, apenas o do passageiro está em condições. O do condutor estava caído no interior da porta. Pensei, ok, substituo os cabos partidos e fica resolvido. Não ficou. A razão pelos cabos terem partido foi porque um das guias de plástico na armação se partiu, pelo que o cabo novo não tem sitio ou tensão para se segurar quando em funcionamento. No entanto, e por enquanto, o vidro está seguro em cima, mas não o utilizo.
As forras das portas estão uma miséria. Não tem rádio, nem sequer colunas. As a palas do sol não se seguram.
A parte chata (ou não, talvez mo saibam dizer) não tem um D16A8 ou A9. Tem um D16Z5.
Devido à instalação de GPL, retiraram a caixa do filtro de ar, e colocaram um filtro cónico, que apesar de fazer um som engraçado em altas, não tenho a certeza que os senhores naquela inspeção periódica lhe achem piada.
Este fim de semana, surgiu um problema grave. Após (durante) o sangramento dos travões, feito "por mim" o pedal ficava cada vez mais mole, e o sangramento não correu de feição. Na frente esquerda e traseira direita, trabalhava conforme manda as regras. Na frente direita e traseira esquerda, o pedal não ganhava pressão. Estava ali a bombear no pedal 2 minutos sem qualquer resultado digno. Isto durou grande parte da tarde. Peguei nele, e quase sem travões, deixei-o na Norauto, para que fosse feito o sangramento com a máquina. Sai de lá com um orçamento para trocar os tudos, óleo e bomba central de travões. De volta para o sitio onde pernoita, o pedal fica duro como se quer (á saída da Norauto estava mole) e com travagem digna desse nome. Carro parado, duas horas depois, volta a ficar mole. Entretanto verifica-se que o tubo de vácuo está algo solto. Após o apertar, pedal duro e travagem decente, sem que tenha até agora, voltado a ficar mole. Ainda não confio totalmente, andarei a experimentar durante mais alguns dias.
Já aconteceu a alguém?
A foto que há: